sábado, 11 de fevereiro de 2012

Duplicação do modelo e obtenção do modelo em revestimento (refratário)
A duplicação do modelo de trabalho é necessária para que obtenhamos um único modelo sobre o qual será realizado o enceramento da armação e, diretamente sobre ele, também a fundição. Para isso, é necessário que esse modelo seja confeccionado em um material que reproduza fielmente todos os detalhes existentes no modelo de trabalho e que, ao mesmo tempo, seja resistente e possa suportar altas temperaturas quando do momento da fundição sem sofrer alterações de estrutura ou forma.Após a realização do alívio, o modelo de trabalho deve ser hidratado em água por aproximadamente 30 minutos a 50ºC. A duplicação é feita com hidrocolóide reversível (ágar).O ágar é fracionado em pequenas porções e aquecido em banho-maria, até atingir o estado líquido, o que ocorre em torno de 100ºC. Enquanto é realizado seu aquecimento, o modelo de trabalho aliviado é fixado com massa de vidraceiro ou com o próprio hidrocolóide na mufla apropriada para este procedimento. Realiza-se então o mesmo procedimento de vedação com a contramufla.Quando atingir a temperatura aproximada de 50ºC, o ágar deve ser vertido lentamente para o interior da mufla através do orifício existente na parte superior. O conjunto deve ser deixado resfriando em água corrente por 40 minutos.Para remover o modelo da moldagem de ágar, quebra-se o selamento existente entre a mufla e a contramufla e, com o auxílio de uma pinça, remove-se cuidadosamente o modelo, obtendo-se assim o negativo do modelo de trabalho.
Existem várias ligas nacionais e importadas para a confecção da armação metálica. Cada uma com diferentes temperaturas de fusão e coeficientes de contração. O revestimento refratário utilizado pelo técnico deve ser um composto que se adeqüe às propriedades físicas da liga a ser utilizada na fundição da armação.A composição dos revestimentos pode variar consideravelmente. Atualmente, os mais recomendados são os fosfatados por apresentarem maior precisão, maior resistência, menor porosidade e uma superfície mais lisa. As recomendações do fabricante contidas na embalagem do produto quanto à proporção pó-líquido devem ser respeitadas rigorosamente. Essa proporção varia conforme a marca comercial. Geralmente recomenda-se, para 400 g de pó, 56 ml de líquido, devendo ambos, preferencialmente, serem espatulados a vácuo por 60 segundos.A mistura é vertida na moldagem / duplicação, aguardando-se a presa do material (aproximadamente 40 minutos). Retira-se o modelo de revestimento da mufla e leva-se ao forno a 240ºC por 40 minutos para tratamento endurecedor.No entanto, alguns técnicos ainda utilizam revestimentos refratários, que possuem quartzo na sua composição, conhecidos como "revestimentos à base de binder". O motivo principal dessa preferência é o baixo custo desses produtos. As irregularidades de superfície trazem como principais desvantagens um tempo maior para o acabamento e um polimento não tão satisfatório da armação metálica.
Tratamento da superfície do modelo refratário
Existem dois métodos principais para o tratamento da superfície do modelo refratário: um com cera de abelha aquecida e outro com um líquido endurecedor frio.Retira-se o modelo do forno e espera-se o resfriamento até aproximadamente 40ºC, quando o modelo está pronto para receber o banho. Após a imersão, o modelo volta ao forno por 5 minutos a 250ºC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário