sábado, 11 de fevereiro de 2012

Poliamida Deflex



Uma nova alternativa: próteses removíveis de poliamida
A Prótese Removível Total está indicada para pacientes totalmente desdentados e a Parcial é aplicada em áreas onde faltam algumas peças, mas existem outras; ou seja, resolve o problema do parcialmente desdentado.
As próteses parciais removíveis podem realizar-se com diferentes tipos de material: Acrílico, Cromo-Cobalto, e atualmente com um material denominado “poliamida”, próteses conhecidas no mercado como “próteses flexíveis”.
São altamente estéticas nas parciais, devido que substituem os desagradáveis grampos metálicos das próteses de acrílico e de cromo por grampos praticamente imperceptíveis. Outra vantagem das próteses de poliamida flexível sobre as próteses convencionais de acrílico é que são mais confortáveis, devido a que podem ser realizadas em espessuras mais finas, e dessa forma tornam-se mais leves. Isto favorece a adaptação da mesma, e permite ao paciente uma melhor fonética.
O aspecto semi-rígido da nossa poliamida é o que possibilita a principal vantagem das Deflex sobre outras poliamidas. Estamos falando de Funcionalidade.
As próteses Deflex têm uma apropriada combinação de rigidez e flexibilidade. A rigidez necessária para distribuir bem as forças exercidas na boca e para poder serem realizados apoios oclusais (elementos protéticos localizados sobre os dentes naturais do paciente que evitam que o aparelho se intrusa nos tecidos moles pelas cargas mastigatórias) e a flexibilidade necessária para não exigir excessivamente os dentes pilares (dentes naturais remanescentes que suportam e transmitem as forças geradas), e alcançar que a prótese se mantenha em posição através de seus grampos.
Vantagens do módulo semi-rígido nas próteses totais e nos consertos
O aspecto semi-rígido deste insumo é determinante enquanto à funcionalidade da prótese, e este ótimo comportamento conseguido com nossa poliamida não poderia ser alcançado com materiais muito elásticos.
Esta diferença no módulo de rigidez à respeito a outras poliamidas em excesso flexíveis também oferecem outras duas vantagens comparativas:
  • A possibilidade de fazer próteses totais, já que com polímeros mais flexíveis uma prótese total não resultaria estável e nem funcional. As próteses totais de poliamida Deflex tornam-se praticamente rígidas, dado que as espessuras e a superfície são maiores que as parciais. Isto é precisamente o que evita que as mesmas basculem na boca.
  • A segunda vantagem da nossa poliamida Deflex é que podem realizar-se consertos. Este é um tema importante. Não há união química com o acrílico nem consigo mesma tendo assim de ser feito as retenções contrárias em qualquer caso de conserto.
Se a poliamida utilizada for muito elástica, as retenções mecânicas não seriam suficientes.
Devido ao módulo mais rígido da poliamida Deflex as retenções mecânicas resistem à tração exercida sob elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário