sábado, 11 de fevereiro de 2012

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL DELINEAMENTO


Passos clínicos e laboratoriais
1-      Exame clínico
2-      Exame radiográfico
3-      Moldagem e confecção de modelos de estudo
4-      Montagem dos modelos em articulador
5-      Delineamento dos modelos (traçado do equador protético)

Finalidade: determinar a área ou áreas das superfícies dentais ou não dentais, que estarão aptas a receber e acomodar a peça desempenhando suas funções sem alterar os tecidos biológicos do paciente.

Delineador: Instrumento que determina paralelismo relativo de duas ou mais superfícies dentais ou outras partes de um modelo de arcada dentária.

Equador Protético: Linha de maior contorno dental resultante, ou dependente, da inclinação do modelo em relação à ponta analisadora do delineador.

Trajetória de inserção: É a trajetória que a prótese faz desde um ponto de contato inicial com os dentes suportes até a posição terminal de repouso com os apoios assentados nos nichos e a base em contato com o rebordo alveolar.
Os fatores determinantes da trajetória de inserção são: Planos guias, áreas retentivas, ausência de interferência e estética.

OBJETIVOS

1- determinar a trajetória de inserção mais aceitável que eliminará ou reduzirá a um mínimo a interferência na colocação e remoção da prótese;
2- Identificar as faces proximais dos dentes que são ou podem ser tornadas paralelas com a finalidade de agir como plano guia de inserção da prótese;
3- Localizar e medir áreas de retenção nos dentes pilares (p,m e g);
4- Traçar o equador protético.




Nenhum comentário:

Postar um comentário