sábado, 11 de fevereiro de 2012

Nomenclatura e Anatomia Dentária

A nomenclatura dentária tem como finalidade distinguir e caracterizar os detalhes localizados principalmente na coroa.
 Classificação (Coroa)
Faces;

Ângulo;

Borda;

Cíngulo;

Cristas;

Fossa;

Lóbulos;

Tuberosidade ou bossa;

Tubérculo;

Cúspide;

Sulcos;

Fóssulas ou fossetas;

Ponto de área de contato.

A anatomia dentária se encarrega de estudar os dentes. Entretanto, o estudo do orgão dentário hoje recebe especial atenção.
Dentes: são orgãos mineralizados, resistentes, esbranquiçados e implantados no ossos alveolares, anexados à maxila e à mandíbula. Os dentes desempenham importante papel na mastigação. Eles se dispõem em duas fileiras harmônicas chamadas arcadas dentárias. As arcadas dentárias separam, a boca em duas partes: cavidade bucal e vestibulo.

Vestíbulo bucal:é a parte compreendida entre a face interna dos lábios e bochechas e a face externa dos dentes.

Orgão Dentário é o conjunto de estruturas que exercem importante papel no aparelho mastigatório, sendo elas : dente e periodonto.

Periodonto é composto por osso aveolar, cemento, gengiva e ligamento periodontal.

A porção visível dos dentes chama-se COROA. Anatomicamente o dente é formado por COROA, COLO e RAIZ.

A coroa possui caracteristícas morfológicas e estruturais que permitem importante função no ato mastigatório. Ela é revestida por esmalte, que por sua vez é o tecido mais duro do organismo humano. Assim sendo, a coroa dentária é brilhante, esbranquiçada, situa-se acima dos ossos suportes e da gengiva.

A raiz do dente é a parte responsável pela fixação do dente no osso e por suportar impacto de forças mastigatórias. É através da raiz que o dente está, então, implantado no osso alveolar. A relação dente-alveolo recebe o nome de GONFOSE, sendo uma articulação semi-móvel. A raiz nem sempre é única, portanto, um dente pode ter uma, duas ou três raízes, possuindo morfologias variadas.

A porção intermediária entre COROA e RAIZ, chama-se COLO.

O colo dentário é a parte mais estrangulada do dente, e apresenta-se como uma linha sinuosa devido a disposição do esmalte a este nível.

Estruturalmente, o dente é formado por esmalte, dentina, cemento e polpa.

A raíz é revestida por uma fina camada de tecido osteóide, denominado cemento dentário.

O esmalte coronário e o cemento radicular dispõem-se sobre um tecido denominado dentina (ou marfim). A dentina tem função idêntica na coroa e na raiz, servindo de arcabouço dentário.

Como o dente não é um órgão maciço, em seu interior existe a cavidade pulpar, que abriga a polpa dentária.

A polpa dentária tem a função de vascularização e inervação, nutrindo o dente.

A dentição permanente é composta por um total de 32 dentes, dispostos em uma arcada superior e outra inferior.

A dentição decídua é composta por 20 dentes, também dispostos em duas arcadas.

 
:: Nomenclatura Dentária ::
Estudando somente a coroa dentária, ela apresenta 6 faces:

1) Face Vestibular - é a face voltada para o vestíbulo (bochecha) da boca.

2) Face Lingual - é a face oposta à face vestibular, ou seja, é a face voltada para a cavidade bucal. Em dentes superiores denomina-se palatina.

3) Face Mesial - é a face de contato com o dente vizinho voltada para o plano sagital mediano que passa entre os incisivos centrais. A face mesial é uma face proximal.

4) Face Distal - é a superfície proximal oposta à face mesial.

5) Face Oclusal - é a superfície dentária que toca o dente do outro arco, ou seja, o dente antagonista. Essa denominação é designada aos pré-molares e molares. No caso de incisivos e caninos, a face cortante é denominada incisal.

6) Face Cervical - é uma face virtual, que existiria se separássemos a coroa da raíz do dente. É representada por uma linha sinuosa côncavo convexa que demarca a linha do colo do dente.

Existem outros acidentes anatômicos que devem ser lembrados, a saber:

*BOSSA (OU TUBEROSIDADE):
Elevação vestibular e proximal que sobressai nestas faces e corresponde aos pontos de maior espessura de esmalte. Aparecem próximo ao COLO dentário, nas faces vestibulares. Nas proximais são mais discretas, sendo localizados no terço próximo às faces oclusais.

*CÍNGULO (OU ESPORÃO):
Saliência bastante acentuada na face língual dos dentes anteriores.

*CRISTA:
Elevação linear que une cúspides ou que reforça a periferia de certas faces dos dentes.

*TUBÉRCULO:Elevação arredondada situada algumas vezes, em faces dentárias. Ocorre devido a maior deposito de esmalte nessa área. Destacam-se: 1° Molar superior permanente - Tubérculo de CARABELI (tubérculo anômalo), na mésio-lingual, outros exemplos são os prolongamentos de cíngulos de caninos e incisivos.

*CÚSPIDE:
Saliência piramidal, de volume variável, situada nas faces oclusais de dentes pré-molares e molares. Cada cúspide possui 4 faces, bordos (ou arestas) e ápices.

*LOBO:É o segmento maior ou menor da vestibular e lingual de incisivos e caninos, separados por sulcos. Geralmente aparecem em 3 para cada face vestibular e lingual de cada dente. Indicam dente jovem.

*FOSSA:Depressão ampla, de profundida variável, localizada de preferência na face lingual dos dentes incisivos e, às vezes, nos caninos.

*SULCO:
Depressão linear que separa uma cúspide da outra.

*FÓSSULA:
Pequena depressão situada nas faces oclusais e vestibulares de pré-molares e molares.

*ÁPICE:
Extremidade de uma cúspide ou raiz.

*ÂNGULO:É a união de duas ou mais superfícies dentárias. São arredondados, sem cantos vivos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário